Consocial - SP / Notícias / Etapa Paulista da Consocial se aproxima

Etapa Paulista da Consocial se aproxima

A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social é um espaço democrático em que a sociedade civil, o setor privado e todas as esferas de governo, poderão discutir e apresentar diretrizes e propostas que subsidiem a elaboração de políticas públicas para o fortalecimento da transparência e do controle social.

Com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a Consocial foi organizada sob quatro eixos temáticos, quais sejam, a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a  atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e elaboração de diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

As etapas estadual/distrital serão preparatórias da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. Assim, o resultado de cada Conferência Estadual/Distrital será enviado à Coordenação Executiva Nacional por meio do Portal da 1ª Consocial para compor o Caderno de Propostas Nacional, que subsidiará o diálogo na Etapa Nacional.

Além dos resultados - que serão sistematizados juntamente com as diretrizes/propostas vindas das Conferências Livres e Virtual – as Conferências Estaduais encaminham, também, a lista de delegados eleitos nas Conferências Estadual/Distrital, que representarão o Estado no evento nacional, a ser realizado entre os dias 18 e 20 de maio de 2012.

A Consocial do Estado de São Paulo foi convocada pelo Decreto nº 56.964, de 29 de abril de 2011, e realizou 121 etapas estaduais preparatórias , sendo  107 etapas Municipais, 7 etapas regionais e 7 conferências livres. Ao todo estão envolvidos 151 municípios no Estado, abarcando 69,8% do total de habitantes do Estado de São Paulo, e envolvendo 45 Regiões de Governo, o que representa 98% da população do Estado.

Outrossim, a Consocial Estadual apresentou também uma etapa virtual, que recebeu 440 propostas e diretrizes, com a realização de quatro atividades de capacitação interativas e virtuais.

A Etapa Estadual será realizada no dia 30 de março de 2012, às 19:00h (com credenciamento a partir das 17:00h), e se estenderá entre os dias  31 de maço e 1º de abril de 2012, no Palácio dos Bandeirantes, na Avenida Morumbi, 4500 – São Paulo – SP. Além dos delegados eleitos e convidados da Conferência, qualquer cidadão interessado poderá acompanhar os trabalhos da Etapa Estadual como observador do evento.

Participem!