Consocial - SP / Notícias / Consocial debateu formas de transparência e controle social no Poder Público

Consocial debateu formas de transparência e controle social no Poder Público

Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, realizou-se no Theatro Avenida a 1ª Consocial, conferência municipal que tratou da transparência e do controle social.

A conferência foi promovida pela Prefeitura Municipal, seguindo os parâmetros estabelecidos a nível federal e estadual e contou com a presença maciça dos secretários e diretores municipais que, por solicitação da prefeita Marilza Roberto, participaram ativamente de todo o dia de trabalho, inclusive participando dos grupos de discussões dos eixos temáticos propostos na conferência.

A prefeita Municipal ressaltou a importância dessa conferência. "Não se pode conceber que o Poder Público atue sem transparência, pois somos representantes da população e nada mais justo que atuemos sempre de forma clara, transparente e de acordo com os anseios de todos os cidadãos, pois administramos a coisa pública, isto é, que pertence a todas as pessoas", ressaltou.

Na Comissão Organizadora da conferência, estiveram representadas todas as esferas da sociedade: o Poder Público, Conselhos Municipais e Sociedade Civil, que ocupou 60% das vagas que compõem a comissão.

Após a solenidade de abertura, foi lido o regimento da 1ª Conferência, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Ficaram assim nomeados como presidente e vice-presidente da conferência os senhores João Alborgheti (representando a loja Maçônica 16 de Abril) e Roberto Vergueiro (representante do Conselho Municipal da Saúde).

Para nortear as discussões e a elaboração de propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual, realizou-se uma esclarecedora palestra proferida pela corregedora da Corregedoria Geral da Administração, do Estado de São Paulo, Cintia Regina Beo. O tema de sua palestra foi: "A Sociedade no Acompanhamento e controle da Gestão Pública".

Para encerrar os trabalhos da parte matutina, abriu-se um período para esclarecimento de dúvidas, em que os presentes puderam apresentar questões que foram respondidas pela palestrante.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutirem os quatro eixos temáticos e apresentarem propostas que serão apresentadas futuramente, durante a Conferência Estadual. Também aconteceu a eleição dos delegados que representarão o município na referida conferência que será promovida pelo Estado.

Foram eleitos os seguintes delegados: Cláudia Turganti, representando o Poder Público; Ana Angélica Fukukmoto, representante dos Conselhos e, representando a Sociedade Civil, foram escolhidos Luiz Moisés Ramon, José Maria Pila e Rafaela Bartholomei.

Segundo o presidente da Conferência, João Alborgheti, a participação popular foi surpreendente, considerando-se que a Conferência Municipal está sendo realizada em uma segunda-feira, durante o dia inteiro. "Esta participação mostra como a população está interessada em exercer seu papel quais cidadãos e contribuir ativamente para a transparência dos atos do Poder Público".

Data: 28/02/2012

Fonte: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal