Consocial - SP / Notícias / Conferência destaca participação popular na gestão pública

Conferência destaca participação popular na gestão pública

O prefeito Marcelo Barbieri abriu, na manhã dessa terça-feira (14), a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. O encontro teve como objetivo principal debater a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. O prefeito destacou algumas ações já implantadas na Prefeitura que garantem o acesso da população a informações sobre investimentos no município.

“Desde 2009, implantamos o Portal da Transparência na Prefeitura. O debate que a Conferência nos propõe é importante para avançarmos mais nas questões que envolvem o interesse público e gestão transparente”, ressaltou Marcelo.

Foram apresentadas duas palestras abordando o tema central da Consocial, “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. A primeira ministrada pelo presidente da Corregedoria do Estado de São Paulo, Dr. Gustavo Ungaro, em seguida, o coordenador executivo de Administração da Prefeitura de Araraquara, Paulo Dimas, falou sobre o tema no âmbito municipal. Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek reforçou que “a gestão pública exige o acompanhamento da sociedade, e isso está sendo incentivado nesse debate”. O prefeito Marcelo deu exemplos de órgãos e instituições que já cumprem o papel de fiscalizadores e, principalmente, que têm participação ativa nas gestões públicas, entre eles, a Câmara Municipal e os Conselhos. “O Conselho Municipal de Saúde, por exemplo, é atuante e teve grande participação na retomada da Maternidade Gota de Leite”, reforçou o prefeito.

Dinâmica A Conferência contou com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e conselhos municipais, e durante o período da tarde dessa terça-feira foram discutidos, em grupos, os quatro eixos norteadores do evento: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle, e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Segundo o secretário de Governo e presidente da Consocial, Luiz Zaccarelli, a ideia central é “transformar os anseios da população em propostas que serão encaminhadas para as Conferências nas esferas estadual e federal”. Todo o evento foi preparado pela Comissão Organizadora Municipal – COMU, nomeada pelo presidente Consocial e coordenada por Márcio Servino.  Ao final da Conferência foram eleitos para a etapa estadual, que acontece dias 30 e 31 de março, em São Paulo, 10 delegados, sendo seis representantes da sociedade civil, três do poder público e um representante dos conselhos de políticas públicas.

Data: 14/02/2012

Fonte: Prefeitura de Araquara