Consocial - SP / Notícias / Prefeitura realizará “1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social” de Porto Feliz

No próximo dia 25 de fevereiro, a Prefeitura de Porto Feliz realiza a “1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social”, que acontece no Espaço Cultural “Olair Coan”, a partir das 9h. Toda a população está convidada a participar do encontro.

O objetivo da conferência é promover a transparência pública e estimular a participação dos cidadãos no acompanhamento e controle da gestão pública. “Nosso governo sempre foi pautado na clareza, sempre garantimos apoio aos conselhos municipais, realizamos audiências públicas e enfatizamos a necessidade de ter a população acompanhando nossa administração. A Conferência sobre Transparência e Controle Social é mais uma oportunidade de apresentarmos nosso trabalho e a transparência das ações da Prefeitura. Será uma realização muito importante para o município”, afirma o prefeito Cláudio Maffei (PT).

O evento servirá para definir as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência, além de eleger os representantes da cidade (delegados) que irão representar Porto Feliz nos próximos encontros.

De acordo com a comissão organizadora, quatro eixos temáticos serão discutidos. São eles: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

O Espaço Cultural “Olair Coan” fica na Rua João Gastardelli, nº 38, no bairro Água Branca.

Conferências Municipais e Conferências Livres

De acordo com o “Manual Metodológico das Conferências Municipais/Regionais”, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), as conferências municipais elegem delegados e encaminham propostas às conferências estaduais. Elas devem ser convocadas pelo Poder Executivo.

Já as conferências livres complementam as conferências municipais e estaduais, “tendo por objetivo potencializar a participação da sociedade nas discussões relacionadas à Conferência”. Elas não elegem delegados, mas encaminham até 10 propostas diretamente à Coordenação-Executiva Nacional, que as consolidará para a Etapa Nacional da 1ª Consocial.

Data: 14/02/2012

Fonte: Prefeitura de Porto Feliz