Consocial - SP / Notícias / Ilhabela promove 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

Ilhabela promove 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

A Prefeitura de Ilhabela assinou o Decreto nº 2.913/2012 convocando a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro, das 17h às 21h, no Centro Educacional e Cultural Prefeito Roberto Fazzini, na Praia Grande. Esta etapa é a primeira de três conferências que culminam com a organização da etapa nacional, que acontecerá em maio de 2012, em Brasília. A etapa estadual acontece em março, em São Paulo.

A conferência visa promover um debate sobre a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle do uso dos recursos e da gestão pública. A conferência municipal discutirá quatro eixos temáticos definidos pela CGU (Controladoria Geral da União): promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e participação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

A comissão organizadora da Consocial em Ilhabela é presidida por Jorge Guaracy Ribeiro, assessor de Gabinete da Prefeitura. Segundo Guaracy, o encontro deverá marcar o avanço da participação da sociedade civil nos vários níveis de governo. “Em Ilhabela já existe um considerável avanço neste processo de participação por meio dos conselhos municipais, pela atuação do Observatório Social e por meio de outras iniciativas do governo como o projeto Prefeitura Bairro a Bairro”. Ainda fazem parte da coordenação da Conferência, Raquel Cristina Julião Barbarullo, Henrique Simões Rodrigues da Silva, Renata Regina Saito e Carlos Nunes.

Data: 09/02/2012

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela