Consocial - SP / Notícias / A Consocial e os Conselhos

A Consocial e os Conselhos

Na próxima sexta-feira, acontece no auditório do 8º andar do Paço Municipal às 19h, a palestra com o Dr. Gustavo Ungaro, Corregedor Geral do Governo do Estado de São Paulo, que servirá de ato preparatório para a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social que nos dias 28 e 29 de fevereiro, das 18h às 22h, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

A CONSOCIAL deverá mobilizar aproximadamente 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio de 2012 em Brasília.O principal objetivo é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo.

Neste sentido, os conselhos municipais tem um papel muito importante, pois são considerados peças chave na elaboração das políticas públicas dentro de uma administração aberta, descentralizada e democrática.

Na última quarta-feira realizamos a 1ª reunião com todos os presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Municipais no Ciesp, tendo como anfitrião seu diretor titular e presidente do Conselho Municipal de Relações Internacionais Mauritius Reisky. Em pauta, entre outros assuntos, a criação de um grupo para discussão de assuntos comuns e ações conjuntas, e a participação de forma efetiva na Consocial, tema que foi abordado pelo seu coordenador geral o secretário José Antonio Parimoschi.

Parimoschi falou da organização e afirmou que as propostas deverão ser balizadas em quatro grandes eixos temáticos, sejam eles, a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; os mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e, as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Todos estão convidados. Participem!

Data: 08/02/2012

Fonte Leandro Nalini / Diário de São Paulo