Consocial - SP / Notícias / Consocial defende mais participação popular

Consocial defende mais participação popular

A Prefeitura de Sorocaba disponibilizou na internet as propostas da etapa municipal da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), promovida nos últimos dias 19 e 20. Os participantes defenderam a criação de meios para ampliar a divulgação das contas públicas e aumentar o interesse popular pelos debates. A integra do documento final está no site www.sorocaba.sp.gov.br.

A Consocial propõe a discussão de propostas que incentivem os cidadãos a acompanhar as políticas públicas e a aplicação dos recursos em suas cidades. Na etapa municipal, o prefeito Vitor Lippi apresentou as iniciativas de Sorocaba, casos do programa "Orçamento no Bairro - Plenária Cidadã", o Portal da Transparência, a realização de licitações via internet e a criação da Controladoria Municipal.

Entre as propostas deliberadas na Consocial Sorocaba, estão a divulgação nas repartições públicas dos recursos municipais e a promoção de ações nas escolas, conselhos municipais e movimentos sociais, incluindo a discussão de temas nacionais, estaduais e formas de combater a corrupção.

A coordenadora Luciane Bombach destacou a participação de universidades, associações de classes e entidades de Sorocaba e região. Sorocaba foi convidada a colaborar na organização da conferência de Itararé, prevista para as próximas segunda (30) e terça-feira (31).

Data: 27/01/2012

Fonte: Portal Cruzeiro do Sul